II Semana de Software Livre da USP

simpósios

O Centro de Competência em Software Livre da USP e o grupo PoliGNU convidam todos para a II Semana de Software Livre da Universidade de São Paulo (SSL-USP).

Do dia 22 ao dia 27 de abril, na semana do FLISOL (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre), os vários grupos e pessoas atuantes em Software Livre da USP vão unir esforços para promover palestras e oficinas, abordando tanto temas técnicos, com apresentações e discussões de ferramentas livres, quanto mais amplos, lidando com questões éticas e de mercado. Haverá eventos no IME, Poli e no IAG, todos localizados na cidade universitária - campus da capital e também no ICMC - campus de São Carlos,  já que o objetivo é integrar os interessados.

Todas as atividades do evento são gratuitas e abertas para qualquer pessoa interessada, mas algumas precisam de inscrição prévia, como o curso de GIMP e o Campeonato de Cubos Mágicos. Para informações e ver a programação completa, visite o site: http://ccsl.ime.usp.br/ssl2013.

Eventos que acontecerão no ICMC

Palestra: TempOS: faça seu próprio sistema operacional à mão, e do zero!

Horário: 10hs
Local: auditório Prof. Luiz Antonio Fávaro - ICMC

Ministrada pelo aluno de doutorado de Ciências de Computação do ICMC e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), Renê de Souza Pinto, que desenvolveu o sistema operacional TemPOS, uma plataforma de ensino e treinamento para o desenvolvimento de sistemas operacionais que auxilia, desde os primeiros passos, a criação de um sistema operacional utilizando somente software livre.

Resumo: Por que mais um SO livre? Porque TempOS é diferente. SOs são normalmente projetados para oferecerem desempenho, confiabilidade e flexibilidade. Entre um código-fonte fácil de entender e um código-fonte otimizado, o segundo é preferido. TempOS foi projetado para ser fácil de ser entendido. Mais que isso, diferentemente de outros SOs didáticos, TempOS não é apenas um programa para ser apreciado: é uma plataforma de ensino e treinamento em desenvolvimento de sistemas operacionais que ensina você a fazer seu próprio SO à mão e do zero!

Palestrante: Renê de Souza Pinto é Doutorando em Ciências de Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou também Mestre e Engenheiro de Computação. Atualmente leciona Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é desenvolvedor e mantenedor de projetos de Software Livre e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

O evento é gratuito, não necessita inscrição prévia e será transmitido pela IPTV USP pelo link www.iptv.usp.br

Evento: Campeonato de Cubos Mágicos No ICMC

Horário: das 9 às 20hs
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (bloco 6) - ICMC

Inscrições: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24 de abril nas seguintes modalidades: cubo 2x2x2; cubo 3x3x3; cubo 4x4x4; cubo 3x3x3 com uma mão; cubo 3x3x3 com os pés; cubo 3x3x3 com os olhos vendados e Pyraminx.

Na categoria 3x3 é possível efetuar inscrição até 30 minutos antes da partida. O campeonato é aberto ao público e destinado para todas as idades. Os participantes receberão certificados e os três primeiros lugares serão premiados.

Durante os intervalos, das partidas, ocorrerão oficinas para iniciantes e demonstrações de resolução de cubo mágico. A competição terá a participação de representantes da delegação brasileira da World Cube Association (WCA), associação responsável pelos campeonatos realizados e os resultados integrarão os rankings mundiais.

O evento é realizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), do ICMC e o projeto EESC ComVida da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambos da USP em São Carlos.

Para inscrições:http://www.worldcubeassociation.org/results/c.php?list=List+of+Registered+Competitiors&competitionId=SaoCarlos2013

Veja a programação completa em: http://ccsl.icmc.usp.br/cubos/cron.html

De 22 a 27 de abril de 2013