Dívida técnica: precisando de crédito? Ou "Como evitar que o cobrador bata na sua porta!"

palestras

O CCSL convida você a participar da palestra sobre Dívida Técnica, ministrada por Alexandre Freire, mestre em Ciência da Computação pelo IME/USP.

Data: 20/03 (quarta-feira)
Horário: das 14 às 16hs.
Local: Auditório Jacy Monteiro (Bloco B) IME-USP

Acesse os slides da palestra em: http://www.slideshare.net/alexandrefreire/divida-tecnica

Resumo: Divida técnica é inevitável. Nos projetos de software que participei ou ajudei observo em média investidores ou extremamente conservadores (os perfeccionistas) ou irresponsavelmente agressivos (fãs da gambiarra). Nesta palestra apresento histórias de projetos reais, com orçamentos em R$eais, para compartilhar técnicas e estratégias para quantificar, visualizar e lidar com dívida técnica.
O que vai rolar?

Metáforas
Análise de Causas Raíz
Vídeos
Sintomas de Dívida Técnica
Quizes Interativos com Brindes
1 Bala de Prata
Leis
Histórias Reais
Estratégias
Práticas
Padrões
Anti-padrões
Recomendações de Livros
1 slide com bullet-points

Palestrante: Alexandre Freire é mestre em Ciência da Computação no IME/USP. Sua dissertação versa sobre o “Ensino de Metodologias Ágeis na Academia, na Industria e no Governo”. Ajudou empresas como a Apple Brasil, Mandic Internet, Americanas.com, Freedoom, Museu da Pessoa, Ministério da Cultura, O2 Filmes e Locaweb a entregar software de qualidade com agilidade. Fundou a AgilCoop, a Agilbits e o Des).(Centro, atualmente trabalha como Lead Coach na Industrial Logic. Como artista desenvolve trabalhos que investigam as táticas criativas da convivência em ambientes que se integram ao meio-ambiente de forma sustentável.


Data
20 de março de 2013, 14h-16h