O que a Internet está fazendo com nossas mentes?

Palestrante: Valdemar Setzer

Data: 18/10/2011 (3a. feira)

Local: IME-USP - Rua do Matão 1010 - auditório Jacy Monteiro

Resumo da palestra:
Nesta palestra será feito um resumo, uma análise e algumas complementações do livro de Nicholas Carr "The Shallow -- What the Internet is Doing to Our Brains". Carr chama a atenção para o fato de a Internet produzir perdas na capacidade de concentração mental e na ativação da memória de longo prazo, bem como de as estruturas de hipertexto ou hipermídia dentro de um texto prejudicarem a compreensão do seu conteúdo. Ele cita pesquisas mostrando até mesmo que a distração mental produzida pela Internet prejudica decisões morais. Serão abordados aspectos não cobertos pelo livro, como os perigos do uso da Internet por crianças e adolescentes, bem como atitudes que podem ser tomadas para contrabalançar os efeitos do uso de computadores e da rede.

Sobre o autor:
Formou-se em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, (ITA) em 1963, doutorou-se na USP em 1967. Sua livre-docência foi em Ciência da Computação na USP em 1978. É Professor Titular (desde 1992), aposentado, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), onde continua a orientar teses, a pesquisar e a ensinar a pedido dos alunos do Bacharelado em Ciência da Computação, que organizou de 1972 a 1974. Foi Professor Visitante nas universidades do Texas em Austin e de Stuttgart na Alemanha.

Foi fundador e Diretor do Centro de Computação Eletrônica da USP (esse nome deve-se a ele), fundador e Diretor do Centro de Ensino de Computação do IME, chefe dos departamentos de Matemática Aplicada e de Ciência da Computação do IME (total de 7 anos), foi Presidente da Comissão de Graduação do IME (4 anos), membro do Conselho de Graduação (4 anos) e do Conselho Universitário da USP (6 anos), bem como consultor de várias empresas como a Intertec (Themag), Elebra Eletrônica, PCA Engenharia de Software, PROMON, PRODESP, SERPRO, etc. Seu Seminário de Banco de Dados tornou-se um clássico na área, tendo sido ministrado até 1991, quando completou 86 versões abertas e fechadas para empresas.

Tem atuado como palestrante em vários assuntos ligados à computação, bem como educacionais e filosóficos (ver lista de títulos, alguns resumos, bem como palestras dadas e programadas em seu site). Publicou 12 livros (ver lista em seu site), sendo os mais conhecidos A Construção de um Compilador, pela Editora Campus em 1982 e Bancos de dados - Conceitos, Gerenciadores, Projeto Lógico e Projeto Físico de 1986, pela Ed. Edgar Blücher (uma nova versão, totalmente revista, está em preparo). Os dois mais recentes são Meios Eletrônicos e Educação: uma visão alternativa, No. 10 da Coleção Ensaios Transversais, São Paulo: Editora Escrituras, 2a. ed. 2002 e Bancos de Dados: aprenda o que são, melhore seus conhecimentos, construa os seus, São Paulo: Ed. Edgard Blücher 2005 (ver capas e índices em seu site). Teve livros publicados também na Inglaterra, Alemanha e Finlândia.

Publicou inúmeros artigos técnicos em revistas e congressos nacionais e internacionais, nas áreas de Bancos de Dados, Construção de Compiladores, Linguagens de Programação, Engenharia de Software, Impacto Social e Individual dos Computadores, Ensino de Computação e Computadores na Educação. Vários de seus trabalhos filosóficos e educacionais podem ser obtidos em seu "site". Aí também se encontra uma lista de suas últimas teses orientadas (de um total de 22).

18 de outubro de 2011, 14h