Tarde de linguagens dinâmicas

Título: Tarde de linguagens dinâmicas (Ruby e Lua)

Autores: Fabio Akita e Dr. Renato Maia

Data: 27/05/2009, 14:00 às 18:00

Local: Auditório Antônio Gilioli, bloco A do IME/USP

Apoio: , Tecgraf e CNPq

O Centro de Competência em Software Livre convida a todos para mais uma interessante tarde de palestras a ser realizada no IME/USP. O assunto dessa vez serão as linguagens dinâmicas Ruby e Lua, que nos últimos anos se tornaram alternativas robustas para o desenvolvimento de sistemas complexos dentro de seus nichos específicos.

Lua é uma linguagem desenvolvida no Brasil que tem tido grande repercussão internacional, em particular na comunidade e na poderosa indústria de jogos. Ruby, e seu arcabouço Rails, apresentou uma nova forma de desenvolver aplicações Web baseadas em Bancos de Dados que aumentou enormemente a velocidade de desenvolvimento e a produtividade das equipes.

O objetivo desta tarde é aproximar os interessados em tais tecnologias, bem como mostrar suas aplicações e avanços para a Ciência da Computação. Se você quer se tornar mais dinâmico, não perca esta oportunidade.

Programação:

14:00 - Introdução a Ruby

Palestrante: Fabio Akita (http://www.locaweb.com.br)

Resumo: A palestra irá apresentar uma breve discussão a respeito das principais características da linguagem Ruby, incluindo suas gems (pacotes de bibliotecas ou aplicações Ruby) e escrita de testes. Dentre as gems abordadas, daremos uma atenção especial ao arcabouço Rails, voltado para o desenvolvimento rápido de aplicações Web.

15:30 - Suco com bolachas

16:00 - Lua 5.1 para Programadores

Palestrante: Dr. Renato Maia (http://www.inf.puc-rio.br/~maia)

Resumo: Lua é uma linguagem de programação dinâmica desenvolvida no Brasil e utilizada em todo o mundo em centenas de projetos relevantes. Apresentaremos uma breve visão dos principais aspectos da linguagem Lua com ênfase em suas características mais relevantes quando comparada a outras linguagens de programação mais populares. Em particular, serão apresentados recursos como manipulação de strings, fechos de função, co-rotinas, suporte a reflexão computacional, entre outras.

Biografias:

Fabio Akita é Gerente de Produtos Linux da Locaweb, trabalhou como líder de Projetos Ruby on Rails pela consultoria americana Surgeworks LLC, escreveu o primeiro livro de Rails do Brasil e é mais conhecido pelo blog AkitaOnRails.com. Faz palestras e ajuda a disseminar Ruby e Rails pelo país. Antes de ser programador Ruby, era consultor SAP e Java e atua na área de informática há cerca de 15 anos.

Renato Maia
é graduado em Ciência da Computação pela UFPA e obteve título de mestre e doutor em Informática pela PUC-Rio. Já ministrou cursos nas áreas de Programação de Computadores, Sistemas Operacionais e Middeware. Desde 2003, trabalha no laboratório Tecgraf da PUC-Rio em projetos multi-plataforma envolvendo principalmente as linguagens Lua, C e C++. É o principal desenvolvedor do OiL, um ORB para Lua. Seus interesses de pesquisa incluem desenvolvimento baseado em componentes de software, middleware, linguagens orientadas a objetos e programação distribuída.

27 de maio de 2009, 14h