Sun University day @ CCSL-IME/USP

Sun University Day é um evento dedicado às tecnologias de código aberto da Sun Microsystems que será realizado na próxima quarta-feira no Centro de Competência em Software Livre do IME/USP.

Data: 13/05/2009

Local: Instituto de Matemática e Estatística da USP - Auditório Jacy Monteiro

Mapa: http://ccsl.ime.usp.br/localizacao

Inscrições: sud.ime.usp@gmail.com (envie seu nome, email e instituição (universidade/empresa/ong))

Organização:

Apoio:

Programação:

12:45 às 13:00 Credenciamento

13:00 às 13:30 Abertura "Sun University Day" (Eduardo Lima)

13:30 às 14:30 Projeto SunSPOT e Hands-on Labs (Maurício Leal)

14:30 às 15:30 MySQL e outros SGBDs (Henrique Leandro)

15:30 às 16:30 Java e Games: Wonderland e Darkstar (Rodrigo Peleias)

16:30 às 17:00 Coffee Break

17:00 às 18:00 Pesquisa, Empresa, Universidade e Software Livre (Bruno Souza)

18:00 às 19:00 Java e TV Digital (Maurício Leal)

19:00 às 20:00 Netbeans com JavaFX e JRuby (Tom M. Petreca)

20:00 Sorteios e encerramento

A proposta desta edição do SUD é apresentar várias tecnologias e demonstrá-las. A primeira será o Sun Small Programmable Object Technology (Sun SPOT), um dispositivo para interações via wireless, programado em Java e independente de sistema operacional. Em seguida, a vez é do MySQL, um sistema de gerenciamento de bancos de dados que já ultrapassou 10 milhões de instalações.

Para os interessados em games, vale a pena conhecer o Darkstar, arcabouço para criação de jogos multijogador online (MOG) em Java. Também será apresentado o Wonderland, um toolkit para criação de mundos virtuais colaborativos em 3D.

Uma pausa para o lanche e as apresentações continuam! Bruno Souza falará sobre a relação entre a Pesquisa, Empresa, Universidade e Software Livre. Depois dele, saberemos quais são os investimentos para a TV Digital e o importante papel da linguagem Java. E, finalmente, para os desenvolvedores de plantão, não deixem de conhecer Netbeans, IDE para desenvolvimento de aplicações desktop, enterprise, Web e móveis com Java, C/C++, PHP, Ruby e outras.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas! Para se inscrever, envie  um email para sud.ime.usp@gmail.com contendo seu nome, email e  instituição (universidade/empresa/ong)).

Não perca esse dia de tecnologias abertas da Sun no CCSL-IME/USP!

13 de maio de 2009, 13h-20h