Tarde de empreendedorismo no CCSL-IME/USP

Palestrantes: Paulo Silveira e Humberto R. Baptista

Data: 29/04/2009, das 14:00 às 18:00

Local: Auditório Antonio Gillioli, bloco A do IME

O Centro de Competência em Software Livre convida a todos para mais um evento de sua série de empreendedorismo a ser realizado no IME/USP. Teremos duas palestras proferidas por de ex-alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do IME que estão tendo muito sucesso em suas empreitadas no mundo empresarial. O objetivo é transmitir suas experiências para os novos alunos e todos os possíveis interessados no assunto.

Apoio: CCSL, Locaweb, Caelum e Vectis

Programação:

14:00 - Empreendedorismo na Computação: ficar milionário da noite para o dia?

Palestrante: Paulo Silveira (www.caelum.com.br)

Resumo: Há uma grande leva de milionários abaixo de 30 anos que trabalham com computação (e até bilionários com menos de 25!), alimentando o mito já conhecido de ficar rico antes dessa idade. Muitas dessas histórias envolvem idéias geniais implantadas com times muito pequenos e quase sem investimento inicial. Como? É possível? Como abrir uma empresa no nosso ramo? O que estudar? Quais os problemas comuns? "Como fazer minha própria empresa de jogos para Wii e PS3 e me aposentar cedo"? Nessa palestra veremos casos reais, tanto de sucesso quanto de fracasso, e discutiremos como a sua graduação pode te prover experiências ricas para fomentar o seu empreendorismo.

15:30 - Café com bolachas

16:00 - Novas Tecnologias: por que não chegam lá e o que fazer a respeito.

Palestrante: Humberto R. Baptista (www.vectis-solutions.com)

Resumo: A vasta maioria das novas tecnologias tem seu potencial quase totalmente desperdiçado ou muito lentamente aproveitado. Quais são as razões para isso? Qual o papel dos hábitos e comportamentos dos usuários e como o entendimento das razões do desperdício pode levar ao melhor aproveitamento de qualquer tecnologias. Uma apresentação interativa com a análise de caso de tecnologias fornecidas pela plateia.

Currículos resumidos:

Paulo Silveira tem 29 anos (ainda há tempo!) e é Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, possui experiência com desenvolvimento web na Alemanha, passando pelo IBOPE e por dois anos como instrutor da Sun Microsystems. Um dos fundadores do GUJ.com.br e é editor técnico da revista Mundo Java. É fundador da Caelum.com.br, empresa com 5 anos de idade que conta hoje mais de 50 colaboradores, e de outras tentativas não tão bem sucedidas.

Humberto R. Baptista tem 38 anos e é Bacharel e mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP, MBA pela SDA Bocconi, tem muita experiência em empresas novas (start-ups), novas tecnologias e sua taxa de (in)sucesso. Trabalhou na PC Magazine Brasil, UOL Internacional, fundou, geriu e vendeu a Insite Soluções Internet, foi sócio fundador da GUL de São Paulo (LinuxSP), escreveu software livre, trabalhou com arte matemática. Nos últimos anos trabalha com uma metodologia de pensamento e gerenciamento chamada Teoria das Restrições (TOC), tem uma empresa, a Vectis, e trabalha com o Grupo Goldratt. Passa seu tempo entre atividades profissionais e familiares com sua esposa e filhinha de 3 anos.

29 de abril de 2009, 14h-18h