Follow us Follow us Rss Feed
login

Mangue

Mangue: Métricas e Ferramentas para Avaliação Automática de Código-Fonte


Mangue é um projeto de doutorado vinculado ao Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do Instituto de Matémática e Estatistica (IME) da Universidade de São Paulo (USP), também inserido no contexto do projeto Qualipso. Está sendo conduzido pelo aluno Paulo Meirelles sob a orientação do professor Dr. Fabio Kon, com financiamento do CNPQ.

O objetivo deste trabalho é estudar métricas de software e desenvolver uma ferramenta de avaliação automática da qualidade de código-fonte para projetos de software livre. Essa ferramenta terá como base métricas que, combinadas e configuradas por especialistas, permitirão a análisa automática de características como flexibilidade, clareza, modularidade e manutenibilidade do software.

Nesta pesquisa de doutorado, entre os resultados esperados está uma abordagem de avaliação automática de código-fonte,  de modo que ajude a indústria de software a decidir quais soluções de código aberto irão adotar. Isso inclui a possibilidade de coloboração em seu desenvolvimento e manutenção. Assim, aumentando o número de empresas envolvidas no processo de desevolvimento de software livre, ajudando a estabelecer uma maior confiança nos produtos desenvolvidos perante outras companias. Para alcançar estes objetivos, métricas de software serão selecionadas, propostas e avaliadas. Em suma as perspectivas de resultados são:

  • Conhecimento em métricas objetivas para avaliação automática de qualidade de software baseada no código-fointe.
  • Uma ferramenta livre para avaliação automática de programas de código aberto.
  • Relatórios técnicos em um linguagem acessível aos profissionais de tecnologia da informação, com o intuito de usarem o conhecimento obtido nesta pesquisa na avaliação de soluções livres para usarem nas empresas e governos.

Ferramentas:


As ferramentas que estão sendo desenvolvidas dentro do doutorado Mangue, foram liberadas para a comunidade software livre e já está tendo participação de outros desenvolvedores. Dessa forma, para não associamos exclusivamente as ferramentas ao projeto Mangue, elas foram vinculadas a um projeto maior, criado dentro da comunidade software livre, denominado Mezuro (de "medida de qualidade" em esperanto).

Publicações:


Apresentações:


 

Relatórios


 

Licença: