Follow us Follow us Rss Feed
login

Software Livre

Syndicate content
PSL-Brasil's content published at Software Livre Brasil
Updated: 2 days 23 hours ago

Fridrich Strba, entusiasta do Software Livre!

Thu, 17/04/2014 - 13:47

Fridrich Strba, natural da Eslováquia, é um "evangelista" e entusiasta do Software Livre. Ele trabalhou no código base do LibreOffice durante anos, melhorando vários aspectos dos filtros de arquivos, começando com o filtro Wordperfect. Posteriormente, migrou para questões de segurança e filtros para outros formatos tais como Wordperfect Graphics, MS Works, Visio, dentre outros. Atualmente, trabalha para SUSE em SUSE Linux Enterprise.
Fridrich continua dedicando seu tempo livre para liberar documentos proprietários do bloqueio dos fornecedores. Ele também se destaca como mentor alimentando e incluindo novos programadores no projeto.

Sr. Strba é também um poliglota.
Será que ele fala português? Vamos descobrir no FISL15!

Pré FISL Amazônia!

Thu, 17/04/2014 - 13:47

Em 2014, finalmente, o Fórum Internacional Software Livre chega oficialmente à região norte do país, mostrando que o Software Livre é paixão nacional do Oiapoque ao Chui.

O Pré-Fisl15 edição Amazônia é um aquecimento para a 15ª edição do FISL em Porto Alegre.

Estreando em Belém, o evento acontece em 10 e 11 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Para participar, basta inscrever-se no site e levar um quilo de alimento não perecível.

Reserve sua agenda! 

Confira programação e saiba como se inscrever em:
http://softwarelivre.org/fislamazonia

Seja qual for a área, nós hackeamos!

Thu, 17/04/2014 - 13:47

O FILS15 tem o prazer de anunciar a criação do meta Hackerspace Dumont, idealizado por diversas comunidades em atividade no Brasil para representar o movimento hacker durante o evento. 

 

Hackerspaces são locais criados e mantidos pela comunidade, onde as pessoas podem se encontrar e trabalhar em seus projetos. O Hackerspace Dumont será um espaço autônomo e será operado dentro FISL por representantes do Matehackers, Garoa Hacker Club, MariaLab, Tarrafa, Hackerspace Salvador e Raul Hacker Club e será de livre acesso durante o evento, tendo como seu objetivo principal, oferecer a mesma experiência que um autêntico hackerspace.

 

Quais atividades vão acontecer no espaço? 

As que você quiser! O espaço é livre e aberto para desenvolvimento de trabalhos, trocas de informações e bate papos entre hackers novatos e veteranos. Nenhum conhecimento prévio é necessário e se você precisar de um guia para saber por onde começar em qualquer área de tecnologia, certamente vai encontrar ajuda por lá! Se você não tiver idéia do que quer aprender ou fazer, também poderá conseguir diversas sugestões. E nas palavras destes nossos convidados mais que especiais: “Seja qual for a área, nós hackeamos!”

 

Curtiu? Então vem pro FISL15!

 

*Se você faz parte de um hackerspace e deseja ser representado durante o FISL15 ou gostaria de colaborar, entre em contato pela lista de discusssão: hackerspaces-brasil@googlegroups.com

 

Saiba mais em sobre hackerspaces em:

 http://hackerspaces.org

 http://matehackers.org

 www.marialab.com.br

 http://garoa.net.br https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Hackerspace_Salvador   

ArenaNETmundial com Tim Berners-Lee, Manuel Castells e Gilberto Gil

Thu, 17/04/2014 - 11:24

Nos dias 22, 23 e 24 de abril acontece no Centro Cultural São Paulo a #ArenaNetMundial, que trará uma série de atividades para discutir os rumos da Internet no Brasil e no mundo, a democracia na era digital e a sociedade em rede. Entre os debatedores confirmados estão grandes nomes como Tim Berners-Lee (físico e cientista da comunicação britânico, criador do WWW - world web wide), Manuel Castells (sociólogo espanhol, um dos principais acadêmicos do mundo na área da comunicação e autor do livro "Redes de Indignação e Esperança", que falará desde a Califórnia por webconferência) e Gilberto Gil (músico, ex-Ministro da Cultura e um dos pioneiros no debate sobre cultura digital e democracia 2.0).

Além dessas personalidades, a #ArenaNETmundial ParticipaBR trará outros grandes pensadores, ativistas, gestores públicos e comunicadores de diversos países. Também já estão confirmados nomes como Frank La Rue (relator especial da ONU para o direito à liberdade de expressão e opinião e  advogado de direitos humanos), Laura Citlali Murillo (integrante do #soy132 do México) e Javier Toret (integrante do movimento 15M na Espanha e investigador da Universitat Oberta de Catalunya).

Alguns nomes nacionais também já estão confirmados para a #ArenaNETmundial. Entre eles, estão Demi Getschko (um dos criadores do Comitê Gestor da Internet no Brasil e considerado um dos "pais" da Internet no país), Sérgio Amadeu (sociólogo, professor e pesquisador, ligado ao CGI.br e de forte atuação como ativista da liberdade na rede) e Beá Tibiriçá (diretora-geral do Coletivo Digital, integrante do projeto Telecentros.BR e engajada em projetos de internet cidadã e inclusão digital).

Você pode conferir mais informações sobre cada um dos debatedores aqui. Mais nomes serão confirmados em breve, então fique atento à comunidade no ParticipaBR e aos perfis no Facebook e Twitter para atualizações.

Os diálogos da #ArenaNetMundial vão discutir questões ligadas a Governança da Internet, democracia na sociedade em rede, Direitos Humanos na Internet, privacidade x espionagem, direitos autorais e novos movimentos na era da Internet, entre outras. Cada uma das oito mesas terá debatedores presenciais, um debatedor via webconferência e um mediador.

Além dos debates, a programação do evento - que é gratuita e aberta ao público em geral - inclui shows musicais, oficinas para uso de tecnologias livres e um Hub linkado diretamente com a Conferência NETmundial, que acontece também em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril.  Os shows e diálogos da #ArenaNetMundial serão transmitidos em tempo real pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para ampla participação de internautas.

O evento é realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Texto: Adriana Martorano e Igor Natusch

Fonte:http://www.participa.br/arena/blog/tim-berners-lee-manuel-castells-e-gilberto-gil-na-arenanetmundial

Vem ai o Joomla! Day Brasil 2014!

Thu, 17/04/2014 - 11:24

Com quase 10 anos de vida, o Joomla se consolidou como um dos sistemas de gestão de conteúdo mais usados no mundo. De fácil manuseio por profissionais e iniciantes, atende às necessidades de websites em todos os segmentos e tamanhos, com um custo de aquisição zero e curva de aprendizado suave mesmo para aqueles que nunca usaram um Sistema Gerenciador de Conteúdos (CMS).

Para os desenvolvedores ele pode ser considerado um conjunto de soluções, atendendo projetos de portais, revistas eletrônicas, blog's, intranets, sites institucionais e até mesmo comércio eletrônico, sendo expansível com a instalação de extensões que adicionam novas funcionalidades e oferecem poder e solidez para o software. Usado por empresas de todos os portes no mundo todo, bem como instituições de ensino, órgãos governamentais e ONG's, o Joomla firma-se como uma solução eficiente para qualquer propósito, inclusive para dispositivos móveis.

E no mês de maio você poderá ver tudo isso ao vivo no maior evento brasileiro sobre esta ferramenta, que acontece nos dias 2 e 3 na PUC Consolação em São Paulo, com a participação de centenas de entusiastas, desenvolvedores, designers e profissionais que lidam todos os dias com soluções baseadas neste CMS. Com palestras nacionais e internacionais, o Joomla! Day Brasil 2014 promete ser o maior evento já realizado desde sua criação.

Conheça mais sobre alguns palestrantes e temas abordados:

SAURABH SHAH, indiano e entusiasta Joomla desde seu início, é desenvolvedor front-end especialista em codificação de templates e extensões. É membro do "Joomla! Events Team", "Joomla! Social Media Team", "Joomla! User Group Team" e organizador do Joomla! Day Índia. Sua palestra abordará como participar desta incrível comunidade de usuários e ajudar o software a progredir. Ele também ministrará uma oficina de criação de templates responsivos utilizando Bootstrap.

DAVID HURLEY, americano e desenvolvedor de software livre, gerencia a comunidade de desenvolvedores e é membro da equipe de liderança de produção do CMS Joomla!. É também um dos mantenedores do Joomla! Framework. Ele promete demonstrar como aprender o básico para a criação de um aplicativo usando o Joomla! Framework, explorando ao máximo seus benefícios. Este é um tópico intermediário para avançado e com grande expectativa da comunidade. Ele falará também sobre as novidades do Joomla 3.5.

GUILHERMO BRAVO, chileno de Iquique, cofundador da "Comunidad Joomla Chile, JUG Iquique" e responsável pela versão espanhola da revista "Joomla! Community Magazine", além de ser membro CLT do Joomla!, abordará sobre as vantagens de se ter uma Joomla! Community Magazine em Português.

CHRISTOPHER NIELSEN, americano, vem da indústria do entretenimento, onde foi um premiado baterista, além de compositor e produtor de programação de televisão e festivais. Em 2000 ele fez uma mudança significativa em sua carreira e aplicou seus talentos para apoiar o governo em projetos que foram integrados aos sistemas de controle de combate para a frota de submarinos, onde ganhou o prestigiado prêmio Act CMMI, pelo seu trabalho de apoio à frota da Marinha. Em 2006, após deixar os contratos com o governo, fundou a "CNP Integrations" e começou a trabalhar com o Joomla!. Logo evoluiu para uma empresa de desenvolvimento, treinamento e apoio especializado no Joomla!. Christopher é um blogueiro ativo e foi palestrante no Joomla! Day Chicago, Joomla! Day Carolina do Norte, Joomla! Day Boston e nas últimas duas Joomla! World Conference. Ele vive em Massachusetts com sua família e vem ao Brasil falar sobre o "Joomla! Resource Directory", demonstrando todos seus recursos e funcionalidades.

CHRIS WEBER, neozelandês e apaixonado por tecnologia. Depois de trabalhar por seis anos no Vale do Silício durante a era ".com", embarcou no mundo CMS com o Mambo, antecessor do Joomla. Ele decidiu contribuir com a comunidade através do desenvolvimento da extensão Acajoom, o primeiro aplicativo de email marketing para Joomla. Aproveitando seu sucesso, é atualmente "Chief Software Architect" na Joobi, uma empresa sediada na Nova Zelândia que fornece aplicativos web Joomla para organizações que precisam de uma solução de comércio eletrônico profissional e confiável. O tópico abordado por ele, e muito requisitado por profissionais e empresas de Internet, é o Comércio Eletrônico.

LUIS MÉNDEZ ALEJO, espanhol e membro do Staff do "Joomla! Spanish", é técnico em sistemas, dedicado ao desenvolvimento web desde 1997 e a diferentes CMSs desde 2004 (XOOPS, SPIP, Nuke, Plone, Drupal, entre outros) e quase exclusivamente a Joomla! desde 2005. Atualmente mora no Brasil, na Bahia, mas continua trabalhando para uma empresa espanhola. Ele falará sobre "Latch em Joomla", um serviço que permite adicionar uma capa de segurança ao software.

Estes são alguns dos palestrantes já confirmados. O evento terá ainda palestras e oficinas com profissionais de renome nacional nas áreas de Segurança, Design, Desenvolvimento, Comunidade, Intranet, Redes Sociais, Padrões Governamentais, Empreendedorismo, Conteúdo, entre outros.

Se você procura conhecer ou aprofundar seus conhecimentos em Joomla, não perca este evento e faça sua inscrição no website oficial em http://www.joomladaybrasil.org

  •  O que: Joomla! Day Brasil 2014 
  •  Quando: 2 e 3 de maio de 2014 
  •  Mais informações: http://www.joomladaybrasil.org

Sorteio de uma camisa entre os alunos do Curso On Line E-mail com Zimbra - Turma Confirmada

Thu, 17/04/2014 - 11:24

Entre os dias 22/04/2014 e 28/04/2014, das 19h às 21h, vai acontecer o curso de E-mail com Zimbra on line.

 

Os participantes deste curso irão concorrer ao sorteio de uma camisa da Escola Linux!

 

Não perca esta oportunidade e inscreva-se logo em nossa página: https://www.escolalinux.com.br/cursos-linux

 

 

Maiores informações acesse: https://www.escolalinux.com.br/cursos-online/e-mail-com-zimbra

API de dados abertos para portais Plone é desenvolvida durante sprint no Interlegis

Thu, 17/04/2014 - 11:24

Aconteceu entre os dias 10 e 11 de abril o sprint para desenvolvimento da API de dados abertos para portais em Plone. O evento, realizado no Interlegis e via internet pelo Canal IRC #plonegovbr contou com a presença de diversos órgãos de governo como o time de Dados Abertos do Ministério do Planejamento, Serpro, Presidência da República, Polícia Federal, além do próprio Interlegis.

Durante dois dias, técnicos e entusiastas do software livre e de dados abertos debateram diretrizes e implementaram soluções para o novo produto chamado collective.opendata, que pode ter seu código acessível pelo endereço https://github.com/plonegovbr/collective.opendata. O objetivo do sprint era implementar uma API básica para portais que utilizem Plone e definir um padrão de dados abertos para sites de conteúdo dos três poderes do estado brasileiro. Contudo, a equipe se deparou com a grande possibilidade de uso em outras situações e decidiram por uma abordagem mais ampla e generalista para o software.

Dados Abertos

O termo "Dados Abertos" se refere à publicação e disseminação dos dados e informações públicas na Internet, organizados de tal maneira que permitam sua reutilização em aplicativos digitais. No governo brasileiro, principalmente depois de sancionada a Lei de Acesso à Informação, o movimento pela abertura de dados governamentais tem sido cada vez mais forte. A API desenvolvida durante a sprint fortalece esse movimento, já que os portais governamentais utilizam em grande parte a tecnologia Plone.

Encontro nacional da comunidade Openstack

Thu, 17/04/2014 - 11:23

A comunidade Openstack Brasil e o Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal tem o prazer de convidar a todos para o encontro nacional da comunidade Openstack Brasil.

Local: o evento será transmitido por videoconferência e pela internet no endereço: assiste.serpro.gov.br/cisl/

As palestras serão realizadas a partir de várias localidades. Mais detalhes sobre a grade podem ser encontrados no portal do CISL: http://www.softwarelivre.gov.br/eventos/encontro-nacional-da-comunidade-openstack-brasil

Grade de Palestras

9:40~10:00 - Abertura CISL/Fundação Openstack - Deivi Kuhn(CISL/SERPRO) e Marcelo Dieder (Openstack Foundation Embassador)
10:00~11:00 - Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando a plataforma Openstack - Marcelo Dieder
11:00~12:00 - Controle de acesso baseado em papéis - Andrey Brito (Universidade Federal da Paraíba)

12:00~14:00 - Intervalo

14:00~15:00 - Uma Introdução Relâmpago ao OpenStack Neutron - Adolfo Brandes (Hastexo)
15:00~16:00 - Uma proposta e solução de nuvem para implantação com Openstack - Guilherme Maluf Balzana (Universidade Federal de Minas Gerais) 
16:00~17:00 - Por dentro do Openshift - Alexandre Souza Aguiar (SERPRO)

Certificação ZABBIX em Maio 2014

Thu, 17/04/2014 - 11:20

 

A Unirede Soluções Corporativas e seu parceiro Zabbix SIA promovem treinamento para a certificação Zabbix no próximo mês de Maio em Porto Algre RS.

 

Os cursos ZABBIX Certified Specialist  e ZABBIX Certified Professional serão ministrados por  Thiaho Melo,  instrutor oficial da Plataforma Zabbix para o Brasil e países de língua portuguesa e espanhola. Com foco na versão ZABBIX 2.2, o curso também abrange os novos recursos para o monitoramento de ambientes em TI. O software já é amplamente utilizado no Brasil, com o aporte de clientes como Petrobrás, SERPRO, Dataprev, Lojas Renner, Caixa Econômica Federal, CPFL, Grupo Abril, Globo.com, entre outros.

 

"Esse treinamento irá fornecer conhecimentos profundos sobre as funcionalidades e configurações do Zabbix. Aproximadamente  40% do tempo será utilizado em aulas práticas/laboratórios. É uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento e obter detalhes sobre as melhores práticas utilizando o Zabbix em grandes ambientes," é o que afirma o instrutor Thiago Melo.

 

Os treinamentos serão inteiramente ministrados em português e realizados entre os dias 26 a 30 de Maio, em Porto Alegre / RS.

 

Para mais informações contate conosco:

Visitando a URL: http://www.unirede.net/treinamentos/
Por e-mail: treinamento@unirede.net
Por Telefone: +55 51 3012-1920
                            +5511 3522-9045

Software Livre também no Windows

Thu, 17/04/2014 - 11:20

Teaser oficial da #ArenaNETmundial. Gostou? Então compartilhe!

Thu, 17/04/2014 - 11:20

Teaser oficial da #ArenaNETmundial
Gostou? Então compartilhe!

 



Pra ficar informad@, confirme tua participação no "evento" do Face. 
https://www.facebook.com/events/1409067379357178/?fref=ts

Jérémie Zimmermann, palestrante #FISL15

Thu, 17/04/2014 - 11:20

Liberdade tem que ter lição de casa. Eu acho que é nosso dever como cidadãos, tomar medidas para preservar a Internet como a conhecemos, de modo a preservar as nossas liberdades.”


Jérémie Zimmermann
- francês, nascido em 1978 - é vice-presidente da April, uma organização não-governamental francesa pioneira na promoção e defesa do Software Livre. A organização, composta por indivíduos, empresas, associações e organizações de origens muito diferentes, se tornou uma peça importante na democratização e disseminação de padrões abertos, trabalhando para para aumentar a conscientização sobre os perigos da apropriação exclusiva de informação e conhecimento por interesses privados.

Zimmermann também é o porta-voz e cofundador da sede em Paris do La Quadrature du Net, um grupo da sociedade civil focado em preservar as liberdades fundamentais na internet, através da informação sobre projetos legislativos que ameaçam a liberdade civil, o desenvolvimento econômico e social na era digital. 

La Quadrature du Net defende, mais especificamente, a adaptação da legislação francesa e europeia aos princípios fundadores da Internet, como a livre circulação do conhecimento. A associação se engaja também em debates de políticas públicas, como por exemplo a liberdade de expressão, o direito autoral, a regulamentação das telecomunicações e a privacidade online. Através da divulgação de informações e ferramentas específicas e pertinentes, espera incentivar a participação dos cidadãos nos debates públicos sobre os direitos e liberdade na era digital.

Um bom exemplo da atuação do grupo é o “Political Memory”, uma ferramenta desenhada para ajudar os cidadãos europeus a monitorar os membros do Parlamento Europeu e rastrear seus registros de votação sobre questões relacionadas com as liberdades fundamentais online.

 

O prazer é grande em recebê-lo, Jérémie!

Bem-vindo ao #FISL15!

World Plone Day 2014

Thu, 17/04/2014 - 11:20

Logo do World Plone DayAcontecerá no próximo dia 30 de abril o World Plone Day (WPD) 2014, um evento realizado pela comunidade Plone ao redor do mundo para promover os benefícios do uso do CMS Plone. Na realidade, o WPD é muito mais do que um único evento, é uma série de eventos realizados por companhias, organizações, grupos de usuários e indivíduos. Nas 6 edições anteriores do WPD mais de 190 eventos foram realizados em 36 países ao redor do mundo.

Em Brasília, o WPD vai acontecer nas instalações do ​Interlegis. O evento reunirá membros da ​Plone Foundation, da comunidade PloneGov-BR, de servidores de diversos órgãos do governo, funcionários de empresas da iniciativa privada e cidadãos interessados. Além de palestras e apresentações de casos de sucesso, a programação também inclui temas sobre as novas versões do Plone e o novo Portal Padrão, tecnologia livre e gratuita, baseada em Plone, para criar portais de Governo.