Follow us Follow us Rss Feed
login

Software Livre

Syndicate content
Conteúdo do(a) PSL-Brasil publicado no Software Livre Brasil
Updated: 12 sec ago

Clayton Dausaker palestrou sobre Software Livre em Alvorada - RS

9 min 8 sec ago

Clayton Dausaker, associado da Associação Software Livre.Org palestrou na Formação de Professores realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Campos Verdes na cidade de Alvorada - RS no dia 24 de julho de 2014.

A palestra foi intitulada Ubuntu – Linux Para Seres Humanos, onde foram abordados aspectos referentes a uma breve história da criação do Movimento Software Livre e em seguida particularidades da distribuição GNU/Linux Ubuntu (história, versões, aplicativos e configurações básicas).

Para ver a apresentação, acesse:

http://pt.slideshare.net/Dausacker/palestra-ubuntu-linux-para-seres-humanos-37335003

 

 

 

 

Veja mais fotos aqui

Instituto do Japão vai ao Banco do Brasil buscar informações sobre uso de software livre

26 min 19 sec ago

Representantes do FISC, órgão que estabelece diretrizes e normas de segurança no Japão, estiveram por aqui para pesquisar as iniciativas do BB na área.

Por Ana Luísa Cruz do Banco do Brasil.

 A TI do Banco do Brasil é referência no mercado e essa fama já chegou ao Japão. Tanto que, no início do mês, uma delegação da Terra do Sol Nascente esteve na Ditec para saber mais sobre o uso de software livre nos ambientes do BB. Os visitantes eram representantes do FISC (Center for Financial Industry Information Systems), organização que realiza pesquisas e emite recomendações referentes a sistemas de informação tanto para instituições financeiras japonesas quanto de outros países.

O objetivo do FISC é elaborar um relatório sobre as tendências e diretrizes do mercado. A adoção de Linux e LibreOffice em larga escala pelo BB chamou a atenção do Departamento de Pesquisas do órgão. Após contatos com a agência Gotanda e com a Getin Tóquio, os pesquisadores finalmente chegaram ao Brasil para entender um pouco mais sobre essa iniciativa.

A história do BB com o software livre começou há mais de dez anos. Hoje, contamos com soluções não proprietárias tanto no ambiente de processamento central quanto nos de automação bancária e de escritório.

Histórico do uso de software livre no BB

Para se ter uma ideia, as plataformas livres representam 93% dos sistemas operacionais utilizados nas estações de nossas agências. Apenas no ambiente de automação bancária, contamos com 7 mil servidores, 110 mil estações de trabalho e 44 mil TAAs utilizando softwares livres. Além do sistema operacional Linux, adotado em desktops, servidores e mainframes, o BB ainda faz uso de outros aplicativos e soluções livres, como Firefox, LibreOffice, 7zip, Gimp, LimeSurvey, MediaWiki e Joomla. Para completar, a Ditec adota software livre também no desenvolvimento de aplicações de negócio e suporte empresarial.

“A adoção de soluções não proprietárias foi vantajosa devido a características próprias do Banco, como o processamento centralizado e a inexistência de aplicativos comerciais nos ambientes distribuídos da automação de agências”, explica Jeovânio, da Gecin. “Dessa forma, a transição foi relativamente suave, pois não partimos de soluções privadas. Soubemos aproveitar muito bem a estratégia de software livre, adequando-a às necessidades do BB”, completa.

Tudo isso gerou uma economia de mais de R$ 120 milhões apenas nos últimos cinco anos. E para não restar dúvidas sobre as vantagens do software livre, essas aplicações nos proporcionam independência tecnológica e agilidade na implementação de soluções, além, claro, de fama internacional!

Para saber quais soluções de software livre estão homologadas para uso no BB, clique Portal do Software Público e saiba mais sobre o uso dessas soluções.

Campus Party Recife 3 acontece de 23 a 27 de julho de 2014

1 hour 34 min ago

De 23 a 27 de julho de 2014 acontece a Campus Party Recife 3. E mais uma vez a comunidade de Software Livre estará presente com palestras, oficinas e paineis.

O grupo SLCampusParty com a curadoria de Paulo Henrique de Lima Santana e Anahuac de Paula Gil programou uma série de atividades no Palco Pitágoras e no Workhop II. Entre elas estão palestras sobre notas musicais e produção de jornal com software livre, criptmoedas e LibreOffice.

Para ver a programação completa da Área de Software Livre, acesse:

http://slcampusparty.com.br/blog/palestras-e-oficinas-confirmadas-sl-cprecife3

Durante todo o evento também serão distribuidos brindes dos apoiadores Editora Novatec, Fenadados, FISL e diasporaBR.

Siga os perfis da SLCampusParty: