Follow us Follow us Rss Feed
login

Software Livre

Syndicate content
Conteúdo do(a) PSL-Brasil publicado no Software Livre Brasil
Updated: 5 days 7 hours ago

Chamada de Trabalhos para FreeBASE 2016

Fri, 05/02/2016 - 10:50

 

 

O FreeBASE – Workshop de Software Livre Bahia-Alagoas-Sergipe – é um evento que visa promover e discutir as diversas maneiras de participação de estudantes profissionais em projetos e comunidades de software livre e de código-aberto (FLOSS), seja na utilização, divulgação, desenvolvimento ou quaisquer outras formas de contribuição. Além disso, visa ressaltar a importância da cultura livre não só no meio acadêmico, mas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento social. Em linhas gerais, este workshop tem o propósito de enriquecer as atividades relacionadas a FLOSS no evento, buscando fomentar a cultura livre e disseminar a ideia de liberdade.

Datas Importantes

28/02/2016 – Prazo final para submissão (até às 23:59 horas)

28/03/2016 – Notificação de trabalhos aceitos

10/04/2016 – Entrega da versão final dos trabalhos aceitos (até às 23:59 horas

Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. Além disso, a publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.

Tópicos de Interesse

Autores são convidados a submeter artigos originais, que tratem de trabalhos concluídos ou em andamento, relacionados a pesquisas ou casos de sucesso envolvendo software livre. Os principais tópicos de interesse incluem (mas não estão limitados a):

* Motivações, aspectos sociais e dinâmicas/processos de desenvolvimento em comunidades de FLOSS;

* Aspectos de Engenharia de Software em projetos de FLOSS;

* Cultura Livre e Ética hacker;

* Aspectos legais e econômicos de FLOSS;

* Robótica livre;

* FLOSS no contexto educacional;;

* Projeto, desenvolvimento e evolução de FLOSS;

* Caracterização de projetos FLOSS a partir de análise de dados de diversas fontes;

* Ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software, com foco nas necessidades dos desenvolvedores de FLOSS.

Ressaltamos que os trabalhos submetidos devem preferencialmente ter o software livre como foco central de investigação.

Submissão de Artigos

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês e apresentar entre 6 (seis) e 10 (dez) páginas, incluindo resumo, figuras e referências bibliográficas. A formatação do texto deve seguir o padrão adotado pela SBC. Serão aceitos trabalhos apenas no formato PDF (Portable Document Format).


O formato está disponível em:
<< http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos >>

Para submeter seu trabalho, acesse:

<< https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2490 >>

ASL.Org Lança Campanha de Doação para Realizar o FISL17

Thu, 04/02/2016 - 14:40

 

Associação Software Livre (ASL.Org) iniciou nesta quinta-feira (4) uma campanha de arrecadação de fundos para a continuidade de seus trabalhos, entre eles a organização da 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL17), que acontece de 13 a 16 de julho em Porto Alegre.

A instituição existe há 12 anos e, além do FISL, é responsável por operacionalizar iniciativas como o Projeto Software Livre Brasil, Conexões Globais, Oficina de Inclusão Digital e Participação Social (OID) e Rádio e TV Software Livre. 

A ASL também faz a representação legal e formal de diversas comunidades e coletivos que precisam de uma personalidade jurídica para realizar atividades que promovam o conhecimento livre. 

O objetivo da campanha é atingir mil doações para a manutenção das ações e projetos da entidade. Para estimular as contribuições, as pessoas que contribuírem com R$ 170,00 (cento e setenta reais) recebem uma camiseta oficial do FISL e um ingresso de cortesia para o evento. É possível também destinar o ingresso para um fundo voltado a estudantes de escolas públicas.

Acesse o sistema unificado da ASL para fazer sua doação.

<< http://segue.fisl17.softwarelivre.org >>

Confira a carta do conselho da Associação Software Livre.Org:

"A ASL.Org precisa do apoio da comunidade. Colabore!

Você conhece o Projeto Software Livre Brasil? Ele promove o uso, a difusão e o desenvolvimento de softwares livres para o desenvolvimento do Brasil e dos brasileiros.

Softwares livres são a base de construção da internet e da maioria dos programas que se popularizaram com ela, como por exemplo o Google, o Facebook, o Firefox e o Android, principal sistema operacional para celulares. Estes e centenas de outros softwares são desenvolvidos em plataformas abertas, em projetos potencializados por compartilhamento e colaboração. E tudo isso é a base de toda a inovação que há no mundo, nas últimas duas décadas.

A Associação Software Livre é o "braço executivo" do Projeto Software Livre Brasil. Ela defende os interesses do projeto, organiza outras iniciativas relacionadas, oferece serviços, promove e apoia eventos. Entre estes, realiza a dezesseis anos, um que é bastante conhecido fora do Brasil, e é considerado um dos cinco maiores do mundo na categoria: o Fórum Internacional Software Livre (FISL).

Para viabilizar tudo isso, captamos recursos públicos de governos municipais, estaduais e federal, bem como privados de empresas de grande, médio e pequeno porte, e ainda através de inscrições de pessoas como você, que reconhece a importância estratégica e a necessidade desse trabalho.

Agora, chegou a vez de buscarmos a liberdade não só do software, mas do Projeto Software Livre Brasil, do Fórum Internacional Software Livre e de todas as ações promovidas pela ASL.Org, inclusive o apoio a Startups Livres.

Para isso, precisamos da ajuda de todos os integrantes de comunidades de desenvolvimento, de usuários, de aplicativos, de grupos de robótica livre, de hackerspaces livres, da gente ligada à cultura livre, à inclusão digital livre, de todos e todas as pessoas engajadas na promoção da liberdade do conhecimento, para que tenhamos os recursos mínimos necessários aos nossos projetos, com total "independência de fornecedores", mesmo sendo eles, ótimos parceiros.

Engaje-se nesta campanha: faça sua doação especial, receba uma inscrição livre para o FISL17, uma camiseta promocional e venha para o maior evento de colaboração e compartilhamento deste planeta!

Conselho Geral da Associação Software Livre.Org"