Follow us Follow us Rss Feed
login

Software Livre

Syndicate content
Conteúdo do(a) PSL-Brasil publicado no Software Livre Brasil
Updated: 14 min 47 sec ago

Até a grade da programação é SOLTA na #RadioLivreNaFeira!

Thu, 30/10/2014 - 17:33

Nossa filosofia é: sem você não somos ninguém! Envie perguntas, sugestões de pautas e comentários utilizando a hashtag #RadioLivreNaFeira nas redes sociais!



De 31 de outubro a 16 de novembro, a Rádio Software Livre estará AO VIVO, das 11h às 20h, direto da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, conversando com os principais convidados da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre e levando informação de qualidade aos ouvintes pelo endereço http://radio.softwarelivre.org.

A nossa proposta é sair do lugar-comum e levantar temas que contribuam para reflexões e trocas de saberes sobre cultura livre - na perspectiva mais ampla que este termo contém.

Por isso, não se acanhe! Você é noss@ convidad@ especial nesta cobertura: envie perguntas, sugestões de pautas e comentários usando a hashtag #RadioLivreNaFeira. Estaremos atentos às redes e responderemos às suas manifestações e demandas na nossa programação. Nossa filosofia é: sem você não somos ninguém!

E se estiver pela cidade, convide @s amig@s e apareça por aqui para tomar um chimarrão. Mas traga cadeiras =) Nosso estúdio está localizado entre o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do Estado. É só chegar!

 

 

 

Programação diversa marca o 1º dia da Rádio Livre na Feira

Thu, 30/10/2014 - 17:10

Literatura, direito autoral, economia, diversidade sexual e marco civil da internet estão entre os temas abordados no primeiro dia de funcionamento da Rádio Software Livre na Feira do Livro. Confira!

A Rádio Software Livre levará uma programação especial para os seus ouvintes durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (30), a partir das 11h, estaremos AO VIVO pela página radio.softwarelivre.org direto da Praça da Alfândega, na capital gaúcha, com músicas, entrevistas e debates.

Às 12h, receberemos o professor Róber Iturriet no nosso estúdio para conversar sobre um tema que tem balançado as ruas e as redes nos últimos dias: como fica a economia após o resultado das eleições 2014? Em seguida, às 13h, o escritor Paulo Tedesco bate um papo conosco sobre direito autoral e Creative Commons.

Na sequência, vamos conversar sobre o Marco Civil da Internet. Considerada uma das leis mais avançadas do mundo nesta área, a Lei foi aprovada no início deste ano sob forte disputa política. Mas quais são os interesses em jogo e o que muda na prática? Para responder estas e outras questões vamos entrevistar o ativista Deivi Kuhn, às 14h.

Logo depois, às 15h, teremos a primeira mesa-redonda do dia. Na pauta, a abordagem da imprensa sobre a diversidade sexual, com os jornalistas Débora Fogliato e Samir Oliveira, ambos integrantes do Grupo Gênero, Mídia e Diversidade. O debate seguinte, às 16h, será sobre participação social e políticas públicas.

Às 18h, a escritora Maurem Kayna nos apresenta experiências e reflexões sobre e-books e outras formas alternativas de publicação. Por fim, nossa última entrevista do dia falará sobre crowdfunding no Jornalismo e o financiamento coletivo de novos veículos de comunicação, às 19h, com a jornalista Marcela Donini.

Confira abaixo a programação COMPLETA e participe enviando perguntas e comentários com a hashtag #RadioLivreNaFeira nas Redes sociais.


12h [ENTREVISTA] Economia: como fica após o resultado das eleições de 2014?
Róber Iturriet
Economista, professor da UFRGS

13h [ENTREVISTA] Direito autoral e Creative Commons
Paulo Tedesco - Escritor


14h [ENTREVISTA] Marco Civil da Internet - Da concepção da lei até a aplicação
Deivi Kuhn
Economista, pós-graduado em Administração de Redes Linux. No Serpro, já trabalhou com administraço de redes, gestão de projetos de desenvolvimento de softwares, assessor da diretoria e coordenador de Software Livre. Atualmente atual na coordenação de ações governamentais, no setor de inovação e projetos estratégicos da instituição.

15h [MESA REDONDA] Diversidade sexual e imprensa
Samir Oliveira
Jornalista e integrante do Gemis

Débora Fogliato
Jornalista e integrante do Gemis


16h [MESA REDONDA] Participação social e politicas publicas
Fabrício Solagna
David Schimid
Responsável pela participação social no Governo RS

19h [ENTREVISTA] Crowdfunding no Jornalismo - É possível criar novos veículos com o financiamento do público?
Marcela Donini
Jornalista, professora da ESPM. Pesquisa novas formas de financiamento do Jornalismo na internet.