DonkeySurvey

DonkeySurvey Overview

O objetivo do projeto DonkeySurvey é implementar uma ferramenta para coletar e armazenar dados sobre o tráfego passante no cliente MLDonkey para redes p2p de compartilhamento de arquivos.

A coleta de tais informações possibilitará a posterior análise do comportamento da rede para fins de pesquisa ou investigação. Pretende-se armazenar principalmente quais nós da rede, e em que circunstâncias, procuram ou disponibilizam determinados arquivos (ou tipos de arquivos), extraindo dados estatísticos que sejam relevantes para a pesquisa.

Público alvo

  • Pesquisadores
    • O DonkeySurvey poderá ser utilizado para gerar indicadores que relacionem o teor do conteúdo compartilhado com determinados perfis de usuários, no que diz respeito a diversas informações, como sua localização geográfica, quais provedores de acesso utilizam, se usam proxies anônimos para se conectarem a rede, etc.
  • Autoridades
    • As aplicações clientes de redes p2p não possuem log nativo que armazene de forma organizada o histórico de downloads e uploads realizados, informação que pode ser útil num processo de investigação;
    • Alguns arquivos de conteúdo criminoso distribuídos na rede possuem nomes inofensivos e só podem ser identificados como tal depois do download concluído, dificultando assim a responsabilização do usuário que o disponibilizou. Conhecendo o histórico de download e upload dos usuários ficará mais fácil definir critérios (como por exemplo, a quantidade de ocorrências) para que então seja possível identificar aqueles usuários considerados suspeitos.
  • Usuário Curioso
    • Através da ferramenta o usuário poderá ter conhecimento de quantas vezes, em quais dias e por quais clientes algum arquivo disponibilizado por ele foi baixado.

Download

A ferramenta encontra-se em desenvolvimento, mas se você deseja contribuir com o projeto, acesse o  repositório svn.

Disciplina MAC5856

Relatório 10/12/2009 - Terceira entrega.

Relatório 10/11/2009 - Segunda entrega.

Relatório 06/10/2009 - Primeira entrega.

 Proposta de projeto

Attachments