Mapas Conceituais DevOps

🇬🇧 🇧🇷

Em nosso Survey of DevOps Concepts and Challenges, nós analisamos minuciosamente 50 artigos acadêmicos relevantes sobre DevOps. A partir dessa análise, fundamentada na literatura, estruturamos um conjunto de conceitos relevantes sobre DevOps no formato de cinco mapas conceituais.

Em nosso artigo, usamos esses mapas para:

Esses mapas conceituais podem ser usados por profissionais da indústria (gerentes e engenheiros) para:

Os mapas conceituais

Categorias dos conceitos DevOps (Fazendo o download dos PDF é possível ler os conceitos no mapa)

Figura 1 - Mapa global das categorias de conceitos DevOps

Mapa conceitual - Processo (Fazendo o download dos PDF é possível ler os conceitos no mapa)

Figura 2 - Mapa conceitual - Processo

Mapa conceitual - Pessoas (Fazendo o download dos PDF é possível ler os conceitos no mapa)

Figura 3 - Mapa conceitual - Pessoas

Figura 4 - Mapa conceitual - Entrega

Mapa conceitual - Tempo de execução (Fazendo o download dos PDF é possível ler os conceitos no mapa)

Figura 5 - Mapa conceitual - Tempo de execução

Retrospectiva da jornada DevOps - dinâmica

Cada turno é definido pela combinação de um membro da equipe e um dos quatro mapas conceituais grandes (processo, pessoas, entrega e tempo de execução). As pessoas e os mapas são alternados sequencialmente.

Em sua vez, o membro da equipe escolhe um conceito do mapa da vez. Todos os membros da equipe baixam um dos seguintes cartões:

Então as pessoas discutem sobre a avaliação feita.

As rodadas continuam até o final do time-box predefinido (por exemplo, uma hora).

Os quatro cartões para a retrospectica DevOps

Figure 6 - Cartões para a retrospectica DevOps

Exemplo:

Para essa dinâmica, você pode usar os mapas na versão PDF; é bem melhor que dá pra dar zoom no mapa!

Download dos PDFs dos mapas conceituais em português